sábado, 10 de janeiro de 2009

Talentos...

Talentos Múltiplos: como lidar com isso?
LSDC
O assunto surgido de uma conversa entre duas mulheres/mães - irmãs de alma e de afeto - gerou alguns pensamentos que quero compartilhar com quem por ventura se reconhecer nessa situação.
É comum lembrarmos de alguém possuidor de muitas habilidades: toca algum instrumento; é atleta; cria comidinhas fantásticas; desenha; pinta; tira fotos lindas; conta estórias como ninguém, etc. São pessoas que fazem muitas coisas facilmente e por isso não dão muito valor a essas qualidades.
Pais e mães de filhos com esse perfil – multitalentoso –basicamente têm duas percepções: que bom, ele (a) tem muitos talentos, poderá fazer muitas coisas! , ou: será difícil encontrar seu próprio foco de independência na vida!
Como extensões da primeira percepção, logo vêem que é muito fácil as pessoas se perderem entre tantas possibilidades: todas são prazerosas e fluentes. Com o tempo, é quase impossível abrir mão de algumas delas.
Daí chegar à segunda percepção é um passo. Nossos filhos talentosos, ao alcançar a maturidade (e me pergunto que idade será essa, hoje?) não têm clareza de como cuidar de sua vida!
Essa situação é mais comum do que se pensa.


O que fazer para exercer nosso papel de pais presentes?
Não temos respostas para isso, somente tentativas e às vezes em vão!
Só sabemos que “a vida nos é dada, porém, somos nós que a criamos!”Essa verdade chega com a experiência. E experiência de vida não se transfere.
Não quero levantar razões ou culpas para situações mais dramáticas.
Penso que é razoável e necessário um esforço, contínuo, para auxiliar nossos
talentosos a enxergar sua realidade e suas opções de fato.

Mas, como fazer isso???


Uma história para se pensar: AS FADAS MADRINHAS
Era uma vez um reino muito antigo, que esperava com ansiedade o nascimento de seu príncipe. Logo que ele nasceu os reis organizaram uma grandiosa festa, com todos os súditos convidados. E claro, não podiam faltar as 12 fadas madrinhas. Ao chegar, cada uma delas dava ao príncipe uma qualidade: beleza; ousadia; compreensão; delicadeza; inteligência etc.
A décima terceira fada ao saber da festa, lá apareceu e de pirraça por não ter sido convidada dirigiu-se aos reis e disse: para vocês me respeitarem, agora ,vou dar a mais importante qualidade que um príncipe deve ter:
Muitos Talentos...